Ativista fala sobre população ocupar a cozinha comunitária do Jeremias
- Oxente PB
- 21 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Esteve na rádio Shallon o vereador Anderson Pila e o ativista Osvaldo Bernardo.

Com o aumento do desemprego e diminuição de programas sociais, a fome e a pobreza tem se tornado uma questão de grande preocupação da população. No cenário de crise econômica e pandêmica que tomou o país, Campina Grande não ficou livre da situação de vulnerabilidade que tem assolado a muitos.
Com a inércia dos poderes públicos diante da situação, nesta segunda-feira (19) a cozinha comunitária do Jeremias, foi ocupada através de uma articulação entre populares e movimentos sociais, para distribuir alimentos. Com o objetivo de ajudar a população local, que tem passado por grande dificuldade.
Esteve nesta quarta-feira (21), na Rádio Shallon, o ativista social Osvaldo Bernardo e o vereador Anderson Pila (Podemos), que acompanhou a ocupação da cozinha comunitária e a distribuição de comida liderada pelos moradores locais.
O coordenador do MAB (Movimento Atingido por Barragens), falou da importância da segurança alimentar, que é um direito garantido pela constituição e que tem sido tão negligenciado pelo poder público, mas que é um dever de todos e uma questão de dignidade com o povo, e o mínimo que o governo tem que fazer é de alimentar quem tem fome. E foi por essa necessidade básica que tem faltado a grande maioria, que as entidades sociais se uniram junto a população do Jeremias para tentar amenizar o problema.
“Os movimentos sociais, tanto do campo como da cidade, tem a preocupação de trabalhar junto com as comunidades, garantindo a segurança alimentar e assim a dignidade”, disse Osvaldo.
O ativista também comentou a necessidade de pressionar os poderes público para reabrir as cozinhas comunitárias. “Precisamos mostrar ao poder público que o povo organizado tem força”.
Mais de 200 famílias foram beneficiadas com a ação em um dia, que tem como objetivo ajudar a população local, principalmente aos mais necessitados que tem sofrido com os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
O vereador esteve no local fiscalizando de perto a ação da população produzindo e distribuindo alimentos e, elogiou o povo do Jeremias pela iniciativa de cuidar uns dos outros.
“O povo do Jeremias está de parabéns, é um exemplo para toda Paraíba e para o mundo. É o povo tomando conta do próprio povo, porque o governo é inerte e fecha os olhos para população mais carente” , disse o vereador. Ele também criticou o governo local por ignorar a situação dos necessitados e por pouco fazerem em relação a projetos sociais, seguindo o governo federal, a exemplo disso é abandonar as cozinhas comunitárias a mais de oito anos.
Assista à entrevista completa:
Comments