Ativista Greta Thunberg ganha prêmio e doa R$ 600 mil para a Amazônia
- Oxente PB
- 21 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Ativista sueca venceu prêmio e prometeu doar todo o valor a projetos que ajudem no combate às mudanças climáticas.

Foto: Reprodução
A ativista sueca Greta Thunberg, de 17 anos, foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade que honra projetos inovadores contra mudanças climáticas.
Greta anunciou nesta segunda-feira (20) que vai doar ao menos 100 mil euros , equivalentes a mais de R$ 610 mil, a um projeto para combater o novo coronavírus na Amazônia. Esse valor faz parte do valor de um milhão de euros, que a jovem recebeu pelo Prêmio Gulbenkian para a Humanidade.
O projeto integra a campanha SOS Amazonia, do movimento Fridays for Future, lançado em junho. De acordo com a agência Reuters, a ideia é coletar insumos médicos e serviços de medicina à população que vive na Floresta Amazônica.
Entidades de apoio à população amazônica estimam que mais de 10 mil indígenas contraíram a Covid-19 até o início de julho. Além disso, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), comunidades indígenas na bacia amazônica são cinco vezes mais atingidas pela doença do que o resto do Brasil.
Em maio, Greta mobilizou uma campanha mundial para apoiar Manaus, capital do Amazonas, no combate à Covid-19. Naquele mês, a cidade vivia colapso no sistema de saúde por causa do novo coronavírus.
“O prêmio de 1 milhão de euros é mais dinheiro do que eu consigo começar a imaginar, mas todo esse valor será doado através da minha fundação para diferentes organizações e projetos que estão na linha de frente, ajudando às pessoas afetadas pela crise ecológica e pela crise climática, especialmente no Sul global”, disse a sueca, nas redes sociais.
Comments