Bolsonaro nomeia terceiro colocado na lista tríplice como novo reitor da UFCG
- Oxente PB
- 23 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).

Foto: Reprodução / Internet
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, o terceiro colocado na lista tríplice. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).
A eleição para reitor aconteceu no dia 20 de novembro de 2020. Na ocasião, o primeiro colocado mais votado na lista tríplice foi o professor Vicemário Simões, com 50,45% dos votos. O professor John Kennedy foi o segundo mais votado com 30,07%. Já o professor nomeado teve 19,47% dos votos.
O presidente Jair Bolsonaro tem quebrado o protocolo e causado polêmica em diversas instituições de ensino superior no país, porque o presidente quebrou a tradição de escolha ao nomear o mais votado da lista. No caso da Universidade Federal da Paraíba, o reitor escolhido pelo presidente foi o menos votado e ficou em terceiro lugar.
Após um longo debate que acabou sendo levado à Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Bolsonaro não é obrigado a nomear o primeiro colocado da lista, podendo escolher qualquer um dos três nomes enviados pelas universidades.
Antônio Fernandes é formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Na UFCG ele é professor nos cursos de Enfermagem e Medicina.
Commentaires