top of page

Carlos Alberto Decotelli pede demissão antes de assumir o Ministério da Educação

  • Foto do escritor: Oxente PB
    Oxente PB
  • 30 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

O ex-ministro ficou no cargo menos de uma semana

Foto: Reprodução

O quase Ministro da Educação, Carlos Decotelli, anunciou pedido de demissão nesta terça-feira (30), cinco dias após ser nomeado para cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele deixa o cargo antes mesmo de tomar posse e confirmou a saída ao jornal Folha de São Paulo.


Mal o nome de Decotelli foi anunciado para Ministro da Educação, surgiram acusações sobre informações falsas a respeito de seus títulos acadêmicos e suspeita de plágio na dissertação de mestrado.


Constava no currículo de Decotelli um doutorado pela Universidade Nacional de Rosário, da Argentina. O reitor da instituição, Franco Bartolacci, negou que ele tenha obtido o título. Há acusações de plagio na dissertação de mestrado.


Também em seu currículo, Decotelli escreveu ter feito uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, que informou que o novo ministro não possui título da instituição.


Por fim, uma nota divulgada na noite de segunda-feira (29), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) negou que o economista tenha sido professor ou pesquisador da instituição. A informação também constava do seu currículo, inclusive no texto divulgado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) quando assumiu a presidência do fundo em fevereiro do ano passado.


Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o próprio grupo militar que indicou o ex-professor está constrangido porque foi surpreendido pelos problemas acadêmicos e está avaliando a repercussão do caso. Ele também perdeu o apoio que tinha entre professores da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Para o cargo no MEC, voltaram a ser cogitados o secretário de Estado da Educação do Paraná, Renato Feder, o ex-assessor do Ministério da Educação, Sérgio Sant'Ana e o conselheiro do CNE (Conselho Nacional de Educação) Antonio Freitas, que é pró-reitor na FGV e cujo nome aparecia como orientador do doutorado não realizado por Decotelli.

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Oxente Brasil. 

bottom of page