Congresso dos EUA é invadido por ato pró-Trump e Capitólio foi evacuado com suspeita de bomba
- Oxente PB
- 6 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Parte do Capitólio foi evacuado, portas chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.

Foto: Reprodução/internet
O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiadores de Donald Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente. As portas do Capitólio, como é conhecido o prédio do Congresso americano, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.
A polícia chegou a usar armas, bombas de gás e spray de pimenta para conter os manifestantes que invadiram o local. Foram ouvidos tiros e a emissora CNN informou que pessoas ficaram feridas durante a confusão. Foram registrados confrontos fora do prédio.
Na sala de imprensa do Senado, um alerta dizia: "Tranque todas as portas, se possível. Se não, procure abrigo ou camuflagem. Fique calmo e aguarde mais instruções. Repito: ameaças à segurança dentro do Capitólio dos Estados Unidos", noticiou a Fox News. O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi evacuado do prédio e a votação precisou ser interrompida.
A prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher a partir das 18h (hora local, 20h em Brasília) na cidade, válido até as 18h de amanhã.
Uma parte do prédio do Capitólio, foi evacuado por suspeita de uma "possível bomba". O esvaziamento do prédio ocorre em meio à contagem dos votos que mostraram a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais do ano passado.
O saguão onde os jornalistas estavam posicionados para acompanhar a contagem foi esvaziado rapidamente após ordem de funcionários do governo. O pedido foi para que todos os veículos de imprensa recolhessem seus equipamentos e deixassem as instalações do prédio.
Do lado de fora também são registrados momentos de tensão. Apoiadores do presidente Donald Trump entraram em confronto com a polícia para tentar invadir o prédio. A tropa de choque foi acionada para conter os manifestantes.
Eleição:
Biden venceu Trump, que tentava a reeleição, com os votos de 306 delegados, sendo que o mínimo necessário era de 270. O republicano terminou a corrida eleitoral com 220 votos no colégio eleitoral.
Já durante a contagem dos votos populares, o republicano fez várias acusações de que as eleições estariam sendo fraudadas. Trump, porém, nunca apresentou provas de que isso estaria acontecendo.
Biden começou a contagem atrás de Trump, já que, como uma consequência da pandemia da Covid-19, eleitores democratas preferiram votar pelos correios. A alternativa permite que os americanos não vão até os locais de votação para depositar os seus votos, mas a contabilização nesses casos demora mais tempo.
Após a divulgação do resultado, Trump entrou com dezenas de recursos para que os votos fossem recontados. Nos estados onde esses pedidos foram aceitos, como na Geórgia, foi confirmado que Biden realmente teve mais votos.
Comments