Câmara Municipal de Campina Grande realiza sessão sobre a Luta Antimanicomial
- Oxente PB
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A propositura partiu da vereadora Carol Gomes (Pros).

Foto: Ascom
A Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma sessão especial, nesta terça-feira (18), alusiva à Luta Antimanicomial. Um movimento que defende tratamentos dignos para pessoas com problemas de saúde mental e valorização do fator humano. A propositura partiu da vereadora Carol Gomes (PROS).
18 de maio é considerado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Uma batalha que passa por um processo histórico de defesa aos direitos humanos e busca proporcionar cidadania e humanização de pessoas em sofrimento psíquico. Por muito tempo o tratamento era abusivo, cruel e perverso e na maioria das vezes não surtia efeito positivo, ao contrário. Além de ser causado na maioria por instituições hospitalares, que produziam métodos desumanos e exclusão social.
Na sessão desta terça-feira, esteve presente alguns especialistas da área de saúde mental e convidados especiais, alguns deles que já tiveram alguma doença de ordem psíquica. A coordenadora de Saúde Mental de Campina Grande, Lívia Sales esteve presente e foi responsável por um discurso emocionante, quando lembrou como no passado eram tratados pacientes com problemas mentais em Campina Grande.
“Chegamos aqui a ver na prática. Ver, ouvir sentir, chorar... banhos coletivos realizados com desinfetantes, ausência de alimentação adequada, sopas feitas somente com ossos, falta de camas, colchões, de roupas, mesma medicação e prescrição para todos, paredes sujas, punição...” , disse.
Esse tipo de tratamento ficou obsoleto, cada vez mais tem se buscado compreender as causas que podem desencadear problemas psíquicos na sociedade e soluções mais humanizadas para cuidar das pessoas, sem causar exclusão ou ferir a dignidade humana, mas não significa que ainda não tenha muito o que avançar.
A vereadora Carol Gomes, que é presidente da Comissão de Saúde da CMCG e autora da propositura do dia, tem buscado esse diálogo com as instituições e a sociedade.
“Me sinto realizada em estar neste lugar e poder trazer para debate um pouco das bandeiras que sempre defendi ao longo da minha trajetória enquanto profissional de saúde, e agora como representante do legislativo campinense posso enfatizar ainda mais tais causas”.
コメント