top of page

Helicóptero da Nasa faz primeiro voo em Marte

  • Foto do escritor: Oxente PB
    Oxente PB
  • 19 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Voo motorizado e controlado, 1º do tipo em outro planeta, ajudará a agência espacial americana a coletar dados sobre as condições no Planeta Vermelho.

Foto: Reuters

O helicóptero-robô Ingenuity da NASA realizou uma decolagem e pouso bem-sucedidas em Marte na manhã de segunda-feira, realizando o primeiro vôo controlado por uma aeronave sobre a superfície de outro planeta, disse a agência espacial dos Estados Unidos.


A estreia do redemoinho de rotor duplo no Planeta Vermelho marcou um momento dos irmãos Wright do século 21 para a NASA, que disse que o sucesso pode abrir caminho para novos modos de exploração em Marte e outros destinos no sistema solar, como Vênus e a lua de Saturno, Titã.


Os gerentes da missão no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, perto de Los Angeles, explodiram em aplausos e vivas quando os dados de engenharia enviados de Marte confirmaram que o helicóptero movido a energia solar de 1,8 kg havia realizado seu primeiro voo de 39 segundos conforme planejado três horas antes.


As leituras do altímetro do helicóptero mostraram que ele levantou vôo às 03h34 EDT (0734 GMT), subiu conforme programado a uma altura de 10 pés (3 metros) e, em seguida, pairou firmemente no lugar sobre a superfície marciana por meio minuto antes de tocar de volta com segurança em suas quatro pernas, disse a NASA.


Durante a apresentação da NASA do evento transmitido ao vivo da sede do JPL, os gerentes da missão também exibiram suas primeiras imagens do vôo. Uma foto em preto e branco tirada por uma câmera de bordo apontando para baixo enquanto o helicóptero estava no ar mostrou a sombra distinta lançada pela Ingenuity na luz do sol marciana no solo logo abaixo dele.


E um fragmento de vídeo colorido capturado por uma câmera separada montada no rover Perseverance da NASA, estacionado a cerca de 60 metros de distância, mostrou o helicóptero em vôo contra a paisagem laranja ao redor.


Apesar da brevidade do vôo, ele marcou um feito histórico na aviação interplanetária, ocorrendo em um "campo aéreo" a 173 milhões de milhas da Terra, no fundo de uma vasta bacia marciana chamada Cratera de Jezero.


A NASA comparou a conquista ao primeiro vôo controlado dos irmãos Wright de seu avião a motor perto de Kitty Hawk, Carolina do Norte, em dezembro de 1903 - uma decolagem e pouso que cobriu apenas 120 pés (37 metros) em 12 segundos.


O minúsculo helicóptero foi levado ao Planeta Vermelho amarrado à barriga do Mars rover Perseverance, um laboratório de astrobiologia de seis rodas que pousou na cratera de Jezero em 18 de fevereiro após uma jornada de quase sete meses pelo espaço.


Embora Marte possua muito menos gravidade para superar do que a Terra, sua atmosfera é apenas 1% mais densa, o que torna especialmente difícil gerar sustentação aerodinâmica. Para compensar, os engenheiros equiparam o Ingenuity com pás de rotor maiores (mais de um metro de comprimento) e giram muito mais rapidamente do que seria necessário para uma aeronave semelhante de seu tamanho na Terra.


O projeto foi testado com sucesso em câmaras de vácuo construídas no JPL para simular as condições marcianas, mas ainda não se sabia se o Ingenuity realmente voaria no quarto planeta do Sol, até segunda-feira.


Por causa das enormes distâncias envolvidas, o Ingenuity foi projetado para executar instruções de vôo pré-programadas de forma autônoma, usando sistemas sofisticados de piloto e navegação a bordo.

q

A aeronave pequena e leve também teve ue suportar o frio severo, com temperaturas noturnas caindo até 130 graus abaixo de zero Fahrenheit (menos 90 graus Celsius), usando apenas energia solar para recarregar e manter seus componentes internos devidamente aquecidos.


O vôo planejado foi atrasado por uma semana por uma falha técnica durante um teste de rotação dos rotores da aeronave em 9 de abril. Mas a NASA disse que resolveu o problema transmitindo alguns comandos adicionais para sua sequência de vôo na semana passada.


Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Oxente Brasil. 

bottom of page