top of page

O que devo trazer para uma visita a um ambiente natural?

  • Foto do escritor: Oxente PB
    Oxente PB
  • 23 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Foto: Profa. Dra Josefina Moraes Arraut

Ao adentrar um ambiente natural, permita-se a descoberta e o encantamento. Permita-se o coração aberto para contemplar algo que o nosso planeta tem de grandioso: a diversidade da vida e das suas inter-relações.


Para os nossos sentidos há grandes descobertas, nas sinfonias de cores sons e formas. Porém, há muito mais. Atente em detalhes para as sensações do seu corpo. Lembre-se, evoluímos em ambientes naturais, somos natureza. É bem possível que você seja invadida (o) por contentamento, satisfação, mesmo que essas sensações venham atreladas ao medo do novo.


Pode ser que sua respiração se altere e até mesmo que você sinta ansiedade. Acolha-se, acalente-se. Você pode estar sentindo dentro de si a morte de alguns dos seus antigos condicionamentos e padrões de pensamento implantados por uma sociedade que adoece por seu distanciamento da natureza. São condicionamentos que limitam por ver a natureza como algo a ser dominado, não como a própria essência que a permeia a vida neste planeta.


Revelações como essas podem ser muito assustadoras. Talvez, para abafar o caos oriundo de toda grande revolução interna, você queira ouvir música alta ou afirmar aquele velho pretenso domínio sobre a natureza rasgando a Terra sobre rodas com intenções de conquista e o ar com o ruído alto de um motor.


Talvez você anseie por álcool em excesso ou por entorpecer-se de alguma outra maneira. Resista. Permita-se sentir esses ímpetos, mas vencer a si mesmo, seu único real competidor e por vezes adversário. O medo que temos da natureza é o medo que temos de reconhecer o quão grandiosa é realmente a nossa essência.


Texto: Profa. Dra Josefina Moraes Arraut

Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas. Universidade Federal de Campina Grande

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Oxente Brasil. 

bottom of page