Para tentar amenizar a alta do gás e do diesel, Bolsonaro irá zera imposto federal desses produtos
- Oxente PB
- 19 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
O presidente não falou sobre a gasolina

Foto: Bolsonaro e Tarcísio, durante live.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (18) que vai zerar, por dois meses, os impostos federais sobre o diesel. O anúncio foi feito mesmo dia em que a Petrobras anunciou um aumento de 15% no combustível. Ele ainda comentou, que essas alíquotas ficarão zeradas para sempre.
Atualmente o botijão de gás é negociado em torno de R$ 90,00, e apenas 3% do valor (cerca de R$ 2,70) são de impostos federais, segundo a Petrobras.
O anúncio foi feito durante transmissão em redes sociais ao lado do ministro Tarcísio Gomes de Freitas. O presidente também fez críticas à Petrobras e, mesmo citando que a empresa tem autonomia, afirmou que "algo vai acontecer" na estatal nos próximos dias, você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer."
Na live o presidente falou: "Temos agora que achar uma maneira de mostrar à população quanto é o ICMS de cada estado e sobra, então, uma margem de lucro da distribuidora, né, e o valor da distribuição".
Segundo a Petrobras, o aumento "é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento". Em 49 dias de 2021, o combustível já registrou aumento de 37,7%.
Para tentar amenizar a alta, o governo enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê ICMS unificado em todo o país para combustíveis. Os estados estipulam o valor do imposto e, cada governo pode fixar sua alíquota sobre os produtos. O texto ainda não começou a tramitar.
Comments