Bolsonaro pede que empresários declarem guerra contra governadores
- Oxente PB
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2020
A videoconferência, feita pelo aplicativo Zoom, acabou vazando para jornalistas, que puderam escutar a fala do presidente

Jair Bolsonaro e ministros Braga Netto (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) durante conferência com empresários e industriais — Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conclamou nesta quinta-feira (14) um grupo de empresários de peso a pressionar governadores pela reabertura do comércio. Ele disse que “é guerra” e que o setor empresarial precisa “jogar pesado” com os chefes de governo nos estados.
“Um homem está decidindo o futuro de São Paulo, decidindo o futuro da economia do Brasil”, afirmou Bolsonaro, referindo-se ao governador paulista João Doria (PSDB), seu adversário político. “Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado. Jogar pesado, porque a questão é séria, é guerra. Porque nós devemos mostrar a consequência lá na frente. Lá na frente, eu tenho falado com o ministro Fernando [Azevedo], da Defesa… os problemas vão começar a acontecer. De caos, saque a supermercados, desobediência civil. Não adianta querer convocar as Forças Armadas porque não existe gente para tanta GLO [Garantia da Lei e da Ordem].”
Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem minimizado o impacto do coronavírus e se colocado contra medidas de distanciamento social atitude que culminou na demissão de seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , e, na semana passada, por exemplo, em uma marcha com empresários ao STF.
Apesar de dizer lamentar as mortes, o presidente tem dado declarações às vezes em caráter irônico quando questionado sobre as perdas humanas. Como na ocasião em que afirmou não ser coveiro ou quando disse: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre.”
A videoconferência desta quinta-feira foi organizada pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São O presidente Jair Bolsonaro fala com apoiadores e imprensa ao sair do Palácio da Alvorada.
Bolsonaro é um crítico das ações de isolamento social e tem atacado governadores que determinaram o fechamento de comércio. Dória e governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), são dois dos principais alvos do presidente.
Comments