top of page

Seagri quer vacinar todo rebanho bovino de Campina contra Aftosa até 31 de julho

  • Foto do escritor: Oxente PB
    Oxente PB
  • 30 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Inicialmente, este prazo era até 30 de junho. 

ree

Foto: CODECOM

Com um estoque de aproximadamente 1.100 doses de vacina, a Secretaria municipal de Agricultura (Seagri) espera imunizar contra a febre Aftosa, até o dia 31 de julho de 2020, todos os rebanhos de bovinos e bubalinos pertencentes aos pequenos agricultores radicados na zona rural de Campina Grande. Inicialmente, este prazo era até 30 de junho. 


Esta estimativa é do próprio secretário da Agricultura, médico Renato Benevides Gadelha, com base no sucesso obtido pela campanha realizada no ano passado, cuja cobertura da vacinação contra a febre Aftosa alcançou a quase totalidade dos animais criados nos sítios e assentamentos dos distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata. 


 A febre Aftosa é uma doença infecciosa altamente contagiosa que atinge animais de cascos bipartidos de todas as idades. A sua transmissão se dá pelo ar, água e alimentos contaminados. Os primeiros sintomas são febre alta, falta de apetite e feridas ao redor dos cascos e das tetas. Essas males também afetam o leite e a carne dos animais.  


De acordo com normas estabelecidas pela Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba, todos os bovinos e bubalinos (búfalos) devem ser vacinados contra a febre Aftosa, independentemente da idade do animal. 


Os proprietários dos rebanhos, por seu turno, têm prazo de até 10 dias, a contar da data da vacinação, para apresentar à Defesa Agropecuária o documento chamado de Anexo 13, acompanhado do frasco da vacina, para comprovar que realmente seus animais foram imunizados contra a febre Aftosa. Do contrário, estarão sujeitos às sanções legais. 


A campanha contra a febre Aftosa, segundo o secretário Renato Gadelha, é bancada em sua totalidade pela Prefeitura municipal de Campina Grande, desde a aquisição dos medicamentos até à sua respectiva aplicação, por intermédio dos profissionais da Seagri.  


Segundo fez questão de frisar o secretário Renato Gadelha, todas as ações desenvolvidas pela Secretaria municipal da Agricultura de Campina Grande contam com o irrestrito apoio de prefeito Romero Rodrigues, que, inclusive, é agrônomo por formação.   


 A equipe de vacinação é composta por Pedro Vinícius Vitorino (médico veterinário), João Paulo da Silva (técnico em Agropecuária),  Josenilson Belmont de Brito (zootecnista), Jonas Avelino (técnico agrícola) e os acadêmicos em Medicina Veterinária Alan Carvalho e Eduarda Almeida.   


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Oxente Brasil. 

bottom of page