top of page

Vacina CoronaVac tem eficácia global de 50,38% nos testes feitos no Brasil

  • Foto do escritor: Oxente PB
    Oxente PB
  • 12 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

O anuncio foi do Instituto Butantan em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12) em São Paulo.

ree

Foto: Reprodução

A vacina CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil, segundo informou o Instituto Butantan em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12) em São Paulo. A vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria da farmacêutica chinesa Sinovac com o Instituto Butantan.


A divulgação do percentual foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e por integrantes do Centro de Contingência de combate ao coronavírus no Estado de São Paulo. O governador João Doria (PSDB) não participou do anúncio.


“Os dados [apontam] uma vacina absolutamente segura, uma vacina que mostrou a sua imunogenicidade, a sua capacidade de produzir anticorpos que neutralizam o vírus. E também mostra a sua eficácia”, afirmou.

“Os números são extremamente importantes no impacto da nossa saúde pública, impedindo que as pessoas desenvolvam a doença de forma grave, impedindo com que as pessoas internem nas unidades hospitalares. A vacina impede a sobrecarga no sistema de saúde, exatamente como nós temos visto hoje”, disse o secretário.

O anuncio de hoje contradiz a da semana passada, em que, o governo paulista afirmou que a CoronaVac tem eficácia de 78% para prevenir casos leves e prevenção total a mortes, casos graves e moderados da covid-19. A ausência da eficácia global no anúncio foi alvo de críticas de pesquisadores e cientistas.


De acordo com Dimas Covas, nenhum laboratório divulgou a eficácia global antes do imunizante obter aprovação de uso emergencial por uma agência regulatória.


O diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, apresentou elementos que teriam influenciado para uma eficácia global menor que a de outras vacinas. Segundo ele, a pesquisa da CoronaVac trabalhou com uma definição de casos de covid-19 mais abrangente que outros testes.


Além disso, de acordo Palácios, a maior notificação de casos de covid-19 entre os voluntários pode estar relacionada ao fato de os participantes dos testes serem profissionais de saúde, que estão mais expostos ao vírus e têm maior capacidade de autodiagnostico.


O responsável pelo estudo afirmou que 12.508 voluntários participaram da testagem. Segundo ele, não foram registrados eventos adversos graves relacionados à vacinação em nenhum deles. Em 0,3% dos participante, foi detectada reação alérgica.




Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Oxente Brasil. 

bottom of page